terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Afinal não deu....

Queria terminar 2013 abaixo dos 100kgs, mas ainda não deu.....
O peso travou 2 meses, subindo dos 105 que tinha chegado após desidratar, pros 107, oscilando até 109, daí caí pra 106. Ao menos nos últimos 2 dias bateu nos 105,7 e fecho o ano com 105,0.

Não é o que eu queria, a gente sempre quer emagrecer mais, mais rápido... Mas o bom da dieta LCHF nesse contexto primal (eu <3 queijos), é que ela te faz emagrecer num ritmo natural para o corpo.
Em outras dietas eu emagreci, às vezes mais rápido, às vezes menos, mas com fome eterna, com pele feia, sono ruim, prisão de ventre....

Com LCHF páleo/primal minha pele está ótima, não tenho nenhum mal estar, tirando o do calor que está fazendo! Já tentei tirar os queijos, o vinho, por um bom tempo e não fez diferença alguma, então só tento maneirar agora.

Como o ano já finalizou, vou esperar essa semana inicial de janeiro, pois o movimento na cidade estará terrível ainda, e logo volto a vir trabalhar de bicicleta.
Quero fazer como fiz da última vez. Pedalar meus menos de 3km de bike até o serviço às 5h45 e caminhar das 6h00 às 6h40. Melhor jeito de começar o dia. Tentar arrastar o namorado junto pra ele caminhar um pouco também.

Vamos esperar que com isso eu consiga sair da centena ainda em janeiro! Minhas metas são de -5 kg por mês e uns 85-80 até meus 33 anos em maio e depois chegar aos 75-70 até outubro de 2014.
Triste. Até os 25 anos, eu emagrecia até 5 kg em uma semana!!! A idade chega e parece que é assim como sempre disseram.
Um Feliz 2014! Continuando no caminho!!!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Noiada com a dieta.

Às vezes penso se estou ficando ortoréxica ( é assim que se chama?).
Parei de usar shampoo e condicionador há uma semana. Parei de usar creme dental e desodorante.

NÃO, EU NÃO ESTOU FEDENDO!!!! KKKKKKKKKKKK!!!

Uso bicarbonato de sódio e vinagre nos cabelos, bicarbonato nos dentes também. Estava usando o bicarbonato como desodorante também, mas me deu assaduras.

Na realidade estou exteriorizando o que já tenho feito por dentro. Não consumo mais temperos artificiais, não uso mais teflon pra cozinhar, não uso plástico no microondas, entre outras coisas.

Tem horas que fico com medo de isso se tornar mais inconveniente, não sei... Já não consigo comer na rua, nem em eventos ou na casa dos outros, não quero passar protetor solar, só passo pq são muitas horas de exposição direta em um braço só, praticamente.

Tentando lidar com isso...

Tenho que manter como um diário!

Acho que conforme a gente vai se acostumando com a dieta, as coisas ficam menos interessantes e especiais, não sei dizer. Mas em 4 meses de dieta tudo já ficou tão habitual pra mim que nem tenho mais nada pra escrever. As novidades ficam por conta dos blogs aí na lateral, sempre trazendo novas informações paleo.

Estamos há uma semana do Natal e muita gente tá preocupada com a dieta, sair da linha e tudo mais... só eu que não? Eu nem cogito comer as comidas habituais da época, exceto se deixarem um pernil bobear na minha frente, rssss.

São 4 longos meses, que na realidade me pareceram bem tranquilos, dada a melhora geral que senti.
Eu queria entrar 2014 com menos de 100kg, com 2 dígitos na balança, mas não deu. Meu peso tinha caído pra 105, subiu de novo pra 109, travou um mês nos 107 e agora começou a cair de novo.

Acredito que teve influência eu ter parado com a musculação, mas agora comprei um mini trampolim e posso fazer treino em HIIT. Uma sessão curta e já parece que eu corri um bocado!

Espero conseguir com isso recuperar um rítmo de emagrecimento de 1 kg por semana. Isso me daria pelo menos 103kg pra começar 2014. Eu gostaria muito de estar com uns 80 até meu aniversário, em maio. Se conseguisse uma perda de 5 kg por mês (que se somar e dividir foi a média que fiz até agora), estaria com mais ou menos isso no meu aniversário, com 9 meses de dieta, mas isso seria sonhar demais, acredito. Essa constância não existe quando se trata de um corpo humano.

O namorado tem feito também a dieta, emagreceu apenas 10kg, comparado comigo parece pouco, levando em conta que ele tem muito mais a emagrecer. Acredito que ele emagreceu menos pq não faz cetogênica como eu e se exercita menos, apesar de ele estar concentrado na reforma do quintal e criação da horta. Ele consome muito daqueles sucos concentrados, já falei  que é suicídio, mas ele não pára. Ele consome saladas demais...

sábado, 9 de novembro de 2013

Resumo de 3 meses

Dia 5 de agosto iniciei essa dieta low carb wannabe paleo. Semana passada completei 3 meses de dieta e ela se tornou bastante paleo e muito restrita em carbs.
Eu consumo uma média de 15gr de carboidrato por dia, menos de 100 gr de proteína, o resto das minhas calorias é em gorduras. As porcentagens estão em cerca de 5, 25 e 70%, nessa ordem.
No segundo mês de dieta, comecei fazer musculação. Eu já tinha emagrecido dez quilos desde o início, com 125. No começo do segundo mês de musculação, eram outros dez quilos a menos.
Agora estou estável nos 105, comendo menos de 2000 calorias por dia e treinando pra ganho de massa. As roupas folgam dia após dia.
Espero vestir logo minhas calças 46 e chegar aos 2 dígitos na balança.

domingo, 27 de outubro de 2013

Destravou!

Depois de muito tempo parada nos 110, oscilando até 112kgs, meu peso despencou para 105 em uma semana!
O que fiz de diferente? Sinceramente não faço idéia.

No fim de semana passado eu viajei. Fui para SP com minha amiga, fomos assistir um show. Pra isso ficamos hospedados na casa do irmão dela, que está fazendo dieta páleo.
Na noite em que chegamos era aniversário da cunhada de minha amiga e tinha bolo e pizza apesar da dieta. Não comi nada, até pq estava sem fome.

Na manhã seguinte me enchi de café com manteiga e óleo de coco (felizmente eles tinham) e depois almocei uns 3 pedaços de carne de panela com salada de folhas, palmito e tomates. Com isso fomos para o show e lá só comi uns 40gr de mix de castanhas. Não jantei. No café do dia seguinte, nossa partida, comemos ovos, bacon, lombo e mais café com manteiga e óleo de coco.

Quando cheguei em casa estava desidratada, com 106kg e morrendo de dor de cabeça, pois não tomei água suficiente no dia do show de medo de usar os banheiros (eu costumo tomar até 3 litros de água fácil).
Tomei muita água e suco de limão em casa, a dor de cabeça passou, no dia seguinte eram 105,3kgs.

Desde então meu peso oscila em 105 a 107kg, sempre assim, e com a musculação meu corpo está incrivelmente remodelado, como estava quando eu pesava 96kg e causava de biquini! (sou uma gordinha sem vergonha)

Com isso eu fechei meu primeiro mês de musculação 10kg mais leve que estava quando entrei na academia.

Na semana passada também voltei a trabalhar na rua, em esquema de 12 horas de serviço por 36 de descanso. Uso colete balístico e não me senti tão gorda quanto imaginava que estaria. Em 2 plantões minhas calças que estavam vestindo quase confortáveis estão agora folgadas. Calças essas tamanho 48 (de forma grande, ok). Pra quem não entrava numa calça jeans com stretch tamanho 54 é uma vitória!!!

Ontem foi o casamento de um grande amigo que tenho, do meu trabalho, e na festa eu não comi nada, exceto o recheio de um canapé, uma colher de sobremesa de um molho tipo rosé sobre uma folha de hortelã. Tinha bolo, canapés diversos, crepes pro jantar, cerveja, batidas, refrigerante e sucos, mas esperei pacientemente até o vinho branco que foi servido e foi só dele que bebi. Quatro taças de vinho. Onde eu passo pra pegar minha barriga tanquinho que eu mereço! Na realidade não foi nem um pouco sofrido resistir às comidas e bebidas já que tudo cheirava a azedo pra mim, por causa da mudança do paladar. Todas as coisas feitas com farinha de trigo me são nauseantes agora e lembrar do quanto me fazem mal, me faz nem olhar pra elas.

Minha próxima meta é essa calça 46 que eu amo! Está entrando, sobe, mas ainda não fecha!
foto de 2011 e 95kg
Agora posso me deliciar em emagrecer comendo, já que não sinto mais nenhum sintoma de todo o mal estar que narrei nos posts do início.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

2 meses de low carb

Precisava fazer uma postagem de 2 meses.
Estou há 2 meses nessa vida low carb, tendendo mais pro páleo mesmo. Há quase 3 semanas estava sem laticínios pra testar se estavam me travando a perda de peso (que parou nos 110 #paratodoosempre).
Acabou que não fez diferença alguma. Emagreci meus 15kgs comendo queijo, vou continuar comendo pq me faz feliz.
espelho manchado, mas fotos dos dias 09 de agosto e 05 de outubro
Também testei reduzir os carbs até a margem de 15gr por dia. Não ajudou. Claro que tenho que levar em conta que estou ficando musculosa, já que estou na 3ª semana de musculação também. Por isso desencanei de vez do peso na balança e me prendo às medidas agora.

Com isso resolvi que vou manter meus carbs em até 30gr, com queijos, agora que estou na musculação.
Me dedicarei à musculação e a comer bem!

Como vou comer, então?
bisteca e abobrinha recheada com carne moída e mussarela
figado bovino refogado com cebola, pimentão e azeitonas e abobrinha com bacon
iscas de patinho com shimeji e champignon, molho de gorgonzola
E fazendo musculação em jejum, só com café com manteiga, agora também com meia hora a 40min de caminhada antes de malhar, pra exercitar com o namorado.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cardápio, treinos e platô

Queria postar que estou tendo uma evolução incrível no meu emagrecimento, mas não posso!

Semana passada fiz um refeeding com carbs páleo. O namorado também. Ele teve uma perda de quase 4kg na segunda feira, depois de um breve jejum intermitente. Eu não saí dos meus 112. Tinha batido nos 110 no sábado de manhã, já que desidratei de tanto ir ao banheiro por causa do leite no docinho, mas voltei.

Hoje é quinta feira e eu continuo parada nos 112.

Não consigo acreditar que esteja ganhando tanta massa muscular, mas só há essa explicação já que as roupas pouco a pouco estão folgando.

Minha rotina e dieta estão assim:
6h30   - café com manteiga
7h00   - musculação (pra ganho de massa, sem medo de pegar peso)
7h45   - pedalar até o trabalho ( são apenas 15 minutos)
10h00 - café com manteiga e omelete com bacon (quando tenho fome)
12h30 - carnes gordas e 1 ou 2 ovos na manteiga com um pouco de alface e tomate
16h00 - 1 ovo (se tiver fome) e 1 café com manteiga
19h00 - carnes gordas com vegetais refogados (as fotos da janta costumam estar por aqui)

Treinos que tenho feito:
agachamento livre - 18 a 20kgs (total 48 a 52kg)
leg press 45º  - 165kg
cadeira extensora - 50 ou 60kg (não lembro agora)
supino reto - 9kg (de cada lado)
fly - 6kg
tríceps pulley - 45kg
rosca direta - 5kg (cada lado)
rosca scott - 15kg

(Não faço treinos com caneleiras, localizados, nada disso, acho perda de tempo se fizer os exercícios básicos bem concentrados)

Minhas pernas estão ficando definidas e duras, meus braços começam a mostrar músculos mesmo sob a camada espessa de gordura, meu rosto volta a ficar anguloso. Mas não é possível tamanho ganho de músculos com menos de 3 semanas de treino!

Vamos rezar pra eu tenha realmente essa genética privilegiada....

sábado, 28 de setembro de 2013

Refeeding? Vamos tentar.

Ontem minha amiga Roberta, páleo há mais de 2 meses, me sugeriu fazer um refeeding, pra voltar a emagrecer. Resolvi tentar. Quando fui até o mercado não conseguia comprar nada que servisse, apesar dela ter me dito que poderia ser comida lixo mesmo.

Acabei por comprar um pouco de amendoins torrados e um uma cocada cremosa diet, com calda de maracujá. Enjoei do amendoim muito rápido. Comi a cocada, que era de copo, na sobremesa. Me arrependi profundamente.... Na lista de ingredientes marcava, além do coco e do maracujá óbvios, goma xantana, espessante carragena, sorbitol, entre outras coisinhas, adoçado com stévia e, finalmente, leite.

Pensei que não haveria problema em consumir um pouquinho de leite, afinal requeijões também costumam ter. Comi 2 colheres do doce por volta das 13h e já às 15h me contorcia de cólicas. Foram umas 5 idas ao banheiro até às 17h e mais algumas em casa, com cólicas, gases e tudo mais. Desagradável o assunto, mas serviu pra ver que realmente sou intolerante à lactose, apesar de poder consumir o leite de qualquer forma, depois de estragado (queijos, requeijões, iogurtes).

Pra janta resolvi fazer o refeed com inhame, que já tinha em casa, daí tentei consumir um pouco mais do que o de costume. Foi difícil comer mais que o que tenho comido, mas empurrei. 
inhame, espinafre e contra-filé, tudo feito na manteiga e regado de azeite, sempre

Hoje de manhã não consegui comer nada no café, como sempre. Só tomei meu café com manteiga, arrumei a casa e parti pra academia. Fiz uma hora mais ou menos, meu treino hoje foi assim:
cadeira extensora, agachamento (52kg), flexora em pé, um localizado em pé que só me deu cãimbra, leg press 45º, leg press 90º (odeio).
Daí o instrutor me deixou livre pra partir e perguntou se eu costumava fazer superiores. Como assim? Tem mulher que realmente não faz superiores? Falei que queria fazer um pouco de supino e tríceps e ele me deixou fazer o que quisesse. Fiz supino com 7 de cada lado (vou aumentar pra 8), costas no puxador, tríceps no pulley e só não fiz bíceps pq não quis.
155kg na terceira vez que faço, vou aumentar na próxima

Eu devo ser uma "aluna" muito chata na academia. Falei pro instrutor de hoje que não faço treino com caneleiras, não faço nem esteira nem bicicleta (já pedalo na rua, oras). Acabou que de tanto reclamar ele me deixou à vontade. Apesar desses inconvenientes, cumpri minha cota de exercício e fiquei satisfeita. Espero que o agachamento com mais peso me deixe com dor! =D
dia de carbs não precisa ser dia de lixo: inhame, cenouras, espinafre e uma bisteca da copa. Não aguentei tudo!

Pro almoço empurrei mais inhame e mais tarde vou fazer um bolo de biomassa de banana verde. Amanhã faço um JI de umas 16 horas e depois volto aos meus 15 carbos por dia, feliz sem deixar nada no prato.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Academia e fome!

Entrei na musculação e estou malhando há uma semana, exatamente. 
Sempre gostei de puxar ferro, de aumentar as cargas mesmo! Ganho músculos fácil e gosto de brincar com isso. Em uma semana apenas já vejo diferença nos braços, coxas e glúteos! Imagina daqui uns meses!!!

Meu treino ainda está sendo adaptado, acho que o instrutor entendeu que eu gosto de fazer sério, não fico de papo, não fico no celular, não dou pausas de mais que 40 segundos entre as séries. Gosto de fazer membros superiores na mesma proporção que os inferiores.
pq será que eu gosto de malhar cedinho mesmo...? =)
Eu treino de manhã, academia vazia, atenção do instrutor só pra mim... não sei se gosto de tanta atenção, mas como estou recomeçando acho melhor aproveitar. Vou pra academia só com um café com manteiga ou nata, por volta das 7h. Treino de 45 minutos, depois pedalo até o serviço, 15 minutos de aeróbico. Só vou comer lá pelas 10h da manhã, uns ovos com manteiga e café. 

Antes de entrar no rítmo da academia eu só estava almoçando, meio dia, e depois jantando às 19h. Agora sinto mais fome e preciso do café às 10h e de um lanche à tarde (mais ovos), apesar de não ser taaaanta fome. Dada a queda nas cetonas, espero que esteja tudo normal. 
Tenho que primeiro fazer um mimimi, pq minhas cetonas caíram muito! Da última vez deu 0.3!!! Estava fazendo só 2 refeições por dia. 
Jantar: omelete com bacon, abobrinha refogada e 2 floretes de brócolis
Minha alimentação estava em até 30gr carbs por dia antes da academia, agora mal consigo chegar nos 20, ficando na média de 15gr. Acho que o aumento da fome pode estar diretamente relacionado com a maior necessidade de proteína (não consigo consumir um mínimo de 100gr). Estou caprichando nas gorduras da manteiga, nata e azeite, perdendo medidas visivelmente, desencanando da balança, pq estou vendo os músculos crescerem.

domingo, 22 de setembro de 2013

Sem idéias pra postar....

Comecei a fazer musculação essa semana! Estava indecisa entre entrar na academia ou comprar uma balança. Nessa semana, devido a problemas que não foram minha culpa, consegui fazer só 3 dias de musculação.
comprei o sal rosa aqui na minha cidade por 19,90!

Tenho feito treinos de 45 minutos, mais uns 20 minutos de pedalada (na rua, correndo pro trabalho depois do treino). O instrutor ainda não me perguntou o meu objetivo, apesar de com certeza achar que é emagrecimento, mas como eu não faço aeróbico e reclamo de tudo o que ele me passa, ele não me dá muita atenção.
Eu me recuso a fazer alguns exercícios, como o agachamento no aparelho. Sei que me machuca, não vou fazer. Mas os instrutores olham feio...
Na alimentação resisti a um bolo imenso de chocolate com confeti que estava plantado na minha mesa de jantar.... Era aniversário de uma amiga. Na realidade não "resisti", pq não tive vontade. Mal comi o churrasco, tinha feito também o bolo de cenoura low carb em forminhas de cupcake. Simplesmente ignorei o bolo de chocolate.
almoço de sábado de sol: salmão grelhado, camarão com leite de coco, abobrinha e brócolis

Estou ainda em "efeito platô". Isso pode ser por causa dos laticínios que ainda como, pode ser por que eu estava na TPM, por que emagreci um bocado de uma vez e o corpo precisa do platô pra se adaptar, por tudo isso junto! Não estou me incomodando tanto com isso, mas logicamente queria que fosse mais rápido.
e o jantar: filé de frango grelhado e coberto com molho e mussarela, salpicão e abobrinha refogada

Hoje, sábado, fui treinar só com um café com manteiga. Minha última refeição tinha sido na sexta às 7h30, café às 7h40 de hoje, arrumei a casa e cheguei na academia às 9h20. Saí de lá às 10h30 e fui ao mercado. Almocei só às 12h30 e não me senti mal, não fiquei tonta, nem com fome, nem nada. Me senti super leve pra treinar, foi ótimo! Desde ontem estou fazendo só duas refeições sem sentir falta de mais.
manhã de sábado à caminho da academia (só no café com manteiga)

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

E por falar em TPM...

Como falei na postagem anterior, estou na TPM. Nessa época nem me preocupo em me pesar, já que não vou gostar do que vejo, mas uma coisa foi interessante nesse mais de mês de dieta low carb/páleo: minha pele!

Nunca tive muitas espinhas, nem na adolescência, apesar da pele oleosa, mas sempre tinha pelo menos umazinha no rosto nessa época do mês. Esse mês não foi bem assim...
testa oleosa, mas o rosto tá ótimo
Eu não tive nenhuma espinha esse mês! Essa é a minha pele de TPM, sem nem olheiras, só a cara de bolacha mesmo!
Uma das maravilhas dessa dieta. Mesmo comendo um monte de comidas gordurosas (bacon, manteiga, carnes, nozes, amêndoas).

Mas por outro lado nunca tive uma alimentação tão equilibrada na minha vida, com muito mais vegetais, saladas, tudo feito em casa, nada industrializado, exceto pelos meus laticínios.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

35 dias de dieta e evolução

No dia 04 eu e o namorado fizemos um mês de dieta. Ele tá me acompanhando, pq falei que não iria colocar glúten e outras porcarias dentro de casa novamente. E pq ele tem muito pra emagrecer também.
almoço de domingo foi churrasco básico ( o amarelinho é purê de mandioca)
Ele não está fazendo um controle muito rigoroso da ingestão de carboidratos, apesar de estar comendo só carbs bons. Tá emagrecendo de boa, vantagem masculina nesse caso.
Eu tô emagrecendo bem tbém. Resolvi fazer uma tabela pra ver a minha evolução, conforme já tenho anotado no app TecnoNutri.


Como eu já disse aqui, minha primeira pesagem foi só em 17 de agosto, 12 dias depois de ter começado e, consequentemente, alguns quilos mais leve, já que na primeira semana se perde líquidos também.
17/08 - 119,7  |  19/08 - 118,2 |  20/08 - 117,7  |  22/08 - 117,1   
23/08 - 116,1  |  26/08 - 115,8 |  29/08 - 116,4  |  30/08 - 116
01/09 - 115    |  06/09 - 114,4 |  07/09 - 113,5  |  09/09 - 113
jantar de domingo com rodízio de pizza do Reiner, do site Dia a Dia Low Carb (tá na aba lateral o link)
Foram até agora 23 dias desde minha primeira pesagem, 35 desde que mudei minha alimentação. Tenho comido entre 1700 a 2400 calorias, não conto, só vejo por causa do TecnoNutri. De carboidratos, na primeira semana foi uma média de 70gr, na segunda baixei pra 50gr, terceira semana com 40gr, daí em diante não passo dos 35gr, quando como muito, mas a média tem sido de 15 a 25gr.
café da manhã simples pra pedalar, rsssss
Na última semana aumentei também minha carga de atividade física, mesmo que aeróbica, que não é a mais indicada. Mas eu vou de bike pro trabalho, pq não fazer um caminho mais longo?
meu caminho mais longo hj tava meio molhado!

sábado, 7 de setembro de 2013

Pedalando eu vou....

Sexta de sol e lá fui eu com a minha bike pro trampo de novo. Senti falta de pedalar na quinta, que a chuva me impediu de verdade. O corpo cobra que eu me mexa!
a bike tá enferrujada, mas a pedalada vale na mesma! (pernas gordas)
À noite fiz o teste de cetonas e deu 1.0mmol, depois da janta, onde eu tinha comido uma boa colher de purê de mandioca. Acho que não está mal.
ir e voltar do trabalho de bike sempre tem suas recompensas....
Manhã de sábado eu pedalei e senti meu abdômen se contraindo. Ou pelo jejum em que eu estava, só com café e manteiga, ou pela pedalada estar mexendo com a musculatura ainda.
Antes de comer alguma coisa hoje eu fui ao mercado de bike, coloquei roupa no varal, varri e passei pano na casa, fiz comida... Acho que isso é meio páleo, pois o homem primitivo acordava e tinha que caçar e preparar antes de comer! =P
pernil de porco, saladinha de tomate e cebola, brócolis, limonada pra acompanhar, acho que não terei fome tão cedo!
Atualização básica de peso: 113,5kg. Diminuindo devagar e sempre!

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Folga da bike e platô (ou ganho de massa)

Quinta feira fria e de garoa. Tive que dar uma folga pra bike e pras minhas pernas. Ontem e anteontem já tinha tomado chuva pra voltar pra casa. 

Desde domingo o peso se estabilizou entre 114,5 a 115kg, não saindo disso. Acredito que seja devido ao aumento da carga de exercícios, mesmo que aeróbicos. As pernas estão mais definidas em 3 dias de pedalada, o abdômen dolorido... apesar do peso na balança não baixar, as roupas estão assentando melhor, a barriga diminuiu muito.
fraca da cara de bolacha depois de pedalar na garoa ontem...
Foram aproximadamente 14,5km na segunda feira, 10,5km na terça e ontem, com a garoa, só 6,5km, mas sinto as diferenças. 
sopa de vegetais com carne e bacon e um ovo jogado no meio!
Apesar de querer muito baixar o peso (quem não quer?) não vou encanar muito com isso, estou em cetose, consumindo nos últimos 2 dias entre 13 e 15gr de carboidrato derivado de hortaliças. Diminui o consumo de laticínios e vinho, não tenho sentido fome, então obviamente meu corpo está convertendo a proteína que consumo em músculo enquanto diminui as minhas medidas pela queima de gorduras.
ovo mexido com tomate, cebola, salsa, curry e mussarela, minha especialidade
Definitivamente a melhor parte nisso tudo tem sido a ausência de fome. Libertadora mesmo. Ao contrário das dietas restritivas de calorias onde se fica desesperado durante 3 horas pensando na próxima refeição.
cafezinho companheiro com uma colher de manteiga pra "sustância"

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cetose?

Na semana passada eu comprei e recebi um medidor de cetonas e glicemia e até ontem não tinha coragem de testar. Mas finalmente ontem à tarde eu testei. Fiz a leitura no comecinho da noite, depois de um café da tarde com iogurte. Deu 1,1 mmol. Cetose!!!  \o/   (quer saber mais sobre cetose, dá uma pesquisada aqui: http://lowcarb-paleo.blogspot.com/).
Ontem eu também tinha começado a pedalar mais. Eu já costumo ir para o trabalho de bike, mas são só 3km indo direto, daí só 6km por dia. Achei que era pouco e fiz um caminho um pouco mais longo de manhã, quando tenho mais pique. Foram 11,5km de manhã, mais os 3 da tarde. Quase 15km num dia e no dia seguinte (hoje) vi diferenças nas minhas pernas. Na balança também, que estava em 114,7kg.
vista de ontem do meu percurso longo pro trabalho - foto batida pedalando
Foi cansativo pedalar ontem, mas não senti dores nem fiquei extenuada. Tanto que hoje pedalei bastante também. Não tanto quanto pra evitar sobrecarregar. Foram 10km hoje, com os 3 da volta debaixo de chuva e tendo consumido até às 17h apenas 5gr de carboidrato!
costela bem servida de gordura, satisfação pro dia todo!
De manhã eu tive bastante fome, tanto ontem quanto hoje, por causa do exercício, pelo jeito. Mas hoje resolvi o problema: gordura!!! Meu almoço foi caprichado nas gorduras e fiquei completamente satisfeita até às 20h que nem aguentei o prato todo!
bacon, hamburguer com ovo e queijo, vinagrete e suflê de abobrinha - não aguentei comer tudo
O Reiner, do blog Dia a Dia Low Carb me falou que eu precisava de mais gordura. Hoje eu segui o conselho e deu nisso. Depois desse prato na janta fechei o dia com menos de 12gr de carboidrato! \o/

domingo, 1 de setembro de 2013

Só uma notinha pra começar setembro.

Setembro começou e eu estou um quilo mais leve, sem exercícios ainda, sem ter completado um mês de low carb. 
Atualizando o peso, eu pensava que estava com 115 quando comecei a dieta, mas sem coragem de me pesar. 
Na segunda semana de dieta, depois daquela murchada básica, eu tive coragem de subir na balança e ela marcou 120 kgs!!!
Meu, que horrível me senti! E já tinha emagrecido um pouco (os líquidos, claro).
Depois disso o peso foi caindo, foi pra 118, desceu pra 116, depois subiu de novo pra 117 e 118, mas acho que pode ser músculo pois tenho a sensação de estar mais definida, a musculatura tensa.

Mas voltando a setembro, eu começo esse mês com 115kgs hoje! A balança começou a descer!!!! \0/
Agora é manter essa dieta e completando 30 dias no dia 3 acho que posso avaliar que emagreci uns 7 ou 8 kgs, contando com os que não marquei da primeira semana!

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Aumento de massa muscular sem musculação?

Nessa terceira semana de low carb notei que meu emagrecimento diminuiu, na mesma proporção que minha atividade física aumentou. Como eu já disse antes a balança não tá mostrando, mas o espelho sim.

Perguntei pro namorado se ele sente o mesmo que eu: o corpo todo tenso como se tivesse malhado, com alguma dor caso me exercite um pouco mais. Ele disse que sim, que sente o corpo como se estivesse fazendo exercício.

Eu já havia lido sobre dietas de pouco carboidrato e com bastante gordura faziam aumentar a massa muscular, mas hoje eu li algo muito interessante num blog de musculação: Dieta low-carbs à base de proteína, provoca crescimento muscular mesmo sem treino.

Nessa mesma linha fui visitar o site Nutrição do Futuro e li essa outra postagem falando que queimamos gordura sentados tanto quanto correndo.

Lendo sobre isso, me olhando no espelho e sentindo meu corpo, tô tentando desencanar da balança. Vou escolher uma roupa como meta e comemorar quando servir e pronto!

Pra colorir a postagem, uma imagem ótima que eu peguei lá no site Fatopia:

sábado, 24 de agosto de 2013

De 50 pra 30gr de carboidrato por dia.

Eu estou emagrecendo bem. Desde o dia 17 até ontem, 23, eu emagreci 4 kgs nessa longa jornada... tem uns 35 ainda pela frente pra eu ficar melhorzinha...

Mas nessa tentativa eu estou tentando conter mais o meu consumo de carboidratos, sem zerar. Me acompanha, no meu celular, o app TecnoNutri pra Android, onde controlo os nutrientes das coisas que como, anotando tudo. Ele mostra as quantidades consumidas dos 3 macronutrientes principais e alguns outros, em gramas.
essa versão não é a minha!
Pra induzir a cetose é aconselhado ingerir entre 20 e 50gr de carbs, segundo li em meus estudos, ou 10, segundo Atkins. 
Nos primeiros dias eu estava consumindo uma quantia bem farta ainda, colocando algum arroz ou batata, só excluindo os derivados de trigo, que me fazem muito mal.
Na segunda semana comecei a levar mais a sério e consegui reduzir pra cerca de 50gr, que já é considerado razoável para emagrecer, segundo o Dr Souto, do blog Dieta Low Carb e Paleolítica (nesse blog tem todas as respostas que você possa precisar pra entender, palavra de médico).
Almoço de sábado: bife a rolê

Só que eu não quero apenar um emagrecimento lento. Eu quero ensinar e obrigar meu corpo a se alimentar das reservas que ele tem! Desde a segunda semana, quando comecei a levar a sério essa parada, troquei os carbs que ainda consumia por carbs "bons", como inhame da taioba e mandioca, e diminuí drasticamente mesmo esses, deixando minha cota pros carbs das abobrinhas (amo abobrinha), iogurte caseiro, brócolis e outros vegetais, além de uma taça de vinho seco de vez em quando. Nunca comi tão bem! O namorado teve que acompanhar, apesar de ainda comer um arroz no almoço, mas tá bem páleo já!
jantar do casal: frango com curry, leite de coco e cogumelos e taioba refogada 
O resultado disso eu ainda não vi na balança, mas no espelho. Minha barriga diminuiu muito, minhas pernas estão mais firmes, desenhadas e nunca mais incharam e meu rosto afinou um pouco (sempre fui e sempre serei bochechuda). Mas agora estava com dúvidas se deveria restringir até os 20gr. 30gr são fáceis de levar, com direito a sobremesa, lanche da tarde e tudo o mais!
sobremesa: creme de leite com chocolate 70%  e coco ralado
Anteontem e ontem tive dores de cabeça, não tive fome e minha urina estava com um cheiro diferente, mais ácido. Sintomas de cetose, pelo que conheço. Isso com os 36 a 42gr. Essa redução dos 50gr já fez diferença, eu acho, por isso queria chegar aos 20, mas, como é difícil! Isso é tirar meu iogurte natural, minhas abobrinhas e brócolis!!! Meu vinho eu não tiro por nada!!!!
prazer: chocolate amargo e vinho seco
Exemplificando a minha postagem, novamente estão algumas fotos das minhas refeições pra mostrar o que estou comendo nesses 30 a 40gr.
P.S. eu "melhorzinha" em 2008 tava assim:
79kg, em 2008


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Botei o glutamato monossódico pra fora de casa!

Queria comentar aqui algo que resolvi fazer desde que comecei a levar a sério isso de mudança alimentar (não quero chamar de dieta, pq soa passageiro).
Como nunca fui fã de cozinha, sempre usei temperos prontos pra dar um gostinho a mais na comida.
Quando eu era criança, minha avó cozinhava só com alho, cebola e pimenta do reino, eu só conhecia isso. Mas às vezes almoçava na minha madrinha que usava temperos diferentes: cominho na carne, os realçadores em tudo...

 
Lógico, a criança gostava mais da comida da madrinha, cheia de umami que eu nem sabia que existia.
Quando mais velha aprendi com a mãe de um namorado a usar o famoso Sazon. Daí em diante nunca mais cozinhei sem. E ainda acrescentei os cubinhos tipo Knorr.




Até hoje.

Na semana passada eu retirei da minha geladeira todas essas coisas cheias de glutamato monossódico.
Lendo sobre ele, se faz mal ou não, decidi que o assunto é tão controverso, ninguém tem certeza se realmente faz mal ou não, que resolvi mandar fora todos os meus temperos prontos.

Sei que muita coisa industrializada e processada vem com GMS e sei que vai ter muita coisa que não vou conseguir evitar, mas mal não vai me fazer em reduzir o consumo desse ingrediente tão cercado de mitos.
Melhor continuar com os temperos da minha avó e acrescentar o meu favorito junto: curry!

Só pra ter uma idéia da controvérsia sobre o glutamato, alguns links sobre:
Nutri Health
Portal Telenotícias
Revista Super Interessante

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Liberdade!

Uma coisa que tenho notado no tocante a essa dieta com ingestão controlada de carboidratos é que não sou mais refém da comida.
Em dietas de restrição calórica de quase fome, eu sonhava com a próxima refeição, fosse ela um único biscoito ou uma fatia fina de queijo.
meu café da manhã habitual (na caneca verde é iogurte caseiro)
Eu pensava em comida o tempo todo! Passava o dia vendo as calorias dos alimentos pra saber se poderia comê-los, se poderia comer mais um. Passava o dia somando as calorias que havia comido. Era tudo em torno de comida!
lanchinho das manhãs, quando dá fome
Restringir os carboidratos e me jogar nas carnes e principalmente nas gorduras me fez quase esquecer de comer, só lembrando quando a fome chega mesmo e ainda assim me satisfazendo com pouco. E nem me lembrando de doces!
almoço no trampo, que sempre esqueço de fotografar

Eu ainda pesquiso muito, mas agora sobre o efeito nocivo que os farináceos e outros carbs tinham em mim. Eu estava vegetando no sofá, agora meu corpo quer correr, quer pegar peso, se cansar.
lanche da tarde, lindas!
Além de todas as dores e do mal estar constante que se foram, eu não sou mais "escrava" da comida e da próxima refeição. Isso me possibilitou algo interessante: cozinhar!

jantar do casal, abobrinhas recheadas de carne moída
Fazia meses que eu não tinha prazer em cozinhar, em preparar os alimentos e experimentar temperos. Agora que não estou mais desesperada pela próxima refeição eu consigo preparar a refeição e não esperar que me chegue pronta!

Agora estou livre da compulsão!!!!

E como andamos?

Coisas pra ajudar a mudança de hábitos e o emagrecimento.
Quero comprar pro próximo mês um medidor de cetonas e glicemia. Sempre quis um de glicemia, mas agora a melhor alternativa é a dos dois juntos.
O medidor que quero é esse aqui:
Tem que comprar as fitinhas também.
Minha avó tinha diabetes, a mãe do namorado também tem. Um medidor desses é interessante para nós. Eu vivo com  a glicemia e a pressão baixas, vai ser bom monitorar.

Também preciso de uma balança digital urgente! Minha balança é daquelas antigas e não está dando precisão na pesagem. Varia cerca de 2 kg pra mais ou menos cada vez que subo (isso em seguida). Vou trocar!
ponto ideal de músculos na minha opinião

No demais a dieta segue firme. Consegui reduzir os carboidratos de 50 para 35gr. Talvez consiga chegar em breve aos 20gr padrão pra cetose. Mas é complicadinho ainda. Apesar disso a redução de peso desde dia 17 de agosto até hoje (22/08) é de cerca de 3kg.
O meu corpo parece responder bem mesmo com 50gr de carbs. Estou nessa pegada desde dia 05, mas só me pesei dia 17, então devem ser uns 5kg a menos desde então (pelo menos).
Em resposta a essa diminuição de consumo de carboidratos, meu corpo tem requisitado exercício, como se cada fibra de músculo quisesse rasgar, quisesse cansar. Tenho sentido os músculos sempre tensos e mais durinhos mesmo sob a capa de gordura (sou um presunto!). Sempre fui "corpulenta" mesmo quando não era gorda, ganho músculo muito fácil! Então o peso não deve descer tão rápido, apesar de as medidas estarem visivelmente menores.
 
 E no meio disso tudo, aí em cima uma foto do aposentado omeprazol! Quase 20 dias sem usar!!!