segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Último treino do ano e fotos de antes e durante.

Hoje foi o último dia de academia esse ano. Agora só dia 6 de janeiro, pq a academia só reabre dia 5.
Treinei tudo, treinei concentrada e com os pesos normais.

Pensei em fazer um balanço do ano e desses 9 meses de academia, mas estou assistindo House MD e isso está me distraindo terrivelmente!

Bem, eu entrei 2014 com 105kgs, até onde encontro nos meus registros. Termino com 93,6, depois de ter chegado aos 92,8, mas ter recuperado com ganho de massa, depois de mexer no meu treino.

Então em 2014 eu emagreci quase 12kgs, uma média de 1kg por mês. Nada bom pra uma lowcarber, mas muito bom pra quem treina pesado.

A perda de peso se manteve estável depois de março, com a academia. Em compensação, a aparência era de uma perda maior.

Estou, de maneira geral, satisfeita com essa evolução e pra 2015 vamos tentar chegar aos 80, pelo menos! =P
a pessoa já tá toda se achando e postando foto de calcinha!
A calça que em dez de 2013 não fechava, agora está caindo... 107/106 kgs em 02/12/13, 94kgs, em 01/12/14

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Mudanças, mudanças... (e menor peso desde 2011)

Ah, a dieta, a dieta.... Tanta coisa mudou na minha vida nos últimos meses, meu corpo acompanhou a mudança.
Eu me separei da pessoa com quem estava já há 5 anos, estou morando sozinha de novo, cozinhando só pra mim -ou nem cozinhando, muitas vezes- fazendo tudo do meu jeito de novo.
O corpo parece que entendeu também, e desde que me mudei emagreci 6 kgs.
Em fevereiro deste ano, em novembro, e foto antiiiiga de 2008, quando eu pesava 76-79kgs.
Continuo firme e forte na academia, mudei meus treinos, aumentei os aeróbicos e tudo parece estar dando resultado.
Estou treinando em split, fazendo de segunda a sexta, pra não me saturar e ficar sem forças pq a dieta mudou um pouco também. Estou indo e voltando do serviço e da academia a pé e, quase todas as folgas, caminhando cerca de 1h.
Minhas pernas começam a chamar a atenção também, não só meus peitos. Logo vão perguntar de novo se eu jogo futebol...
Na foto acima, não acho que estou tão mal, comparada com 2008, quando eu pesava -20kgs.
Estou com 95,9kgs, quando me mudei pra minha casa nova estava com 102,5 de novo.
Voltando à dieta, meus pratos estão mais assim:
Alcatra com vegetais, regada de azeite, um pouco de abacate de sobremesa

2 ovos com queijo e espinhafre!
Com meu atual empenho e com o meu corpo que parece ter acordado e entendido que não é mais pra ficar como está, vou seguir em direção aos meu objetivo de corpo. Eu costumo falar que miro na Gracyanne Barbosa, mas, sinceramente, conclui que sem suplementação e otras cositas, não chego além da Viviane Araujo (pq tenho que me basear em duas minas de um cantor que nem curto -odeio-?)
Acho ela uma heroína de quadrinhos perfeita

Mas meu biotipo é pra isso.....
E lá vamos nós, continuando com a dieta, caminhando e malhando, pra chegar na Viviane, mesmo mirando na Gracyanne.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Treino de Power Lifting?

Eu havia ficado com dúvidas quanto ao levantamento terra, daí resolvi procurar quem entende pra perguntar e ver a forma certinho. Pesquisando no youtube encontrei um profissional aqui do lado de casa (do lado mesmo, há uns quarteirões daqui).



Fui lá na academia onde o Paulo Tritto trabalha (já fiz musculação em academias onde ele trabalhava, mas eu não tinha nada específico). Perguntei pra ele, fui muito bem recebida e ele me encheu de orientações. 
Dias depois fui levar uma caixa de bombons pra agradecer tanta informação e saí com mais ainda! O Paulo me passou um treino básico que eu poderia começar a fazer.

Ele me falou que com esses 3 exercícios eu trabalhava o corpo todo na proposta do Power Lifting, o famoso levantamento de pesos. Lá fui eu com o meu plano de supinos, agachamentos e levantamentos terra pro meu próximo treino, ansiosíssima e animada.



Em 3 treinos no esquema passado pelo Paulo eu vi algumas mudanças razoáveis no formato do meu corpo (e não era o objetivo), descobri que levantamento terra pode te cansar mais que um sprint e fiquei mais confiante e com menos dores na lombar e joelhos.
Reduzi todos os pesos desses 3 exercícios pra conseguir aumentar as repetições e amplitude, agora consigo fazer o agachamento paralelo de boa (agachamento ainda é meu favorito). As cargas vão aumentar logo, não estou com pressa. Eu complemento com uns exercícios pra bíceps, tríceps e ombro pq gosto do pump, faço também uns abdominais (pouco, pq o terra já massacra) e abs inversos pra lombar.

O treino ficou ótimo. Puxado como gosto, com meus exercícios favoritos, eliminou dores, meu pulso fica mais relaxado pelo conforto da barra. Levo seguramente uns 50 minutos ou mais só nesses 3 exercícios principais, mas estou curtindo!

Isso tudo por ter entendido que meu alinhamento na academia é mais pra Power Lifting que pra bodybuilding, simplesmente pq sou prática e gosto de treinos simples, sem um milhão de exercícios diferentes, além de esse negócio de aumentar o peso ser viciante! A gente sempre quer colocar mais um pouquinho de peso!

sábado, 5 de julho de 2014

99 kgs, sem dengue!

Com a balança finalmente dando sinais de que vai começar a se mover eu estou com pique pra treinar, mesmo com uma dor incômoda no pulso (acho que é túnel do carpo). Hoje pela manhã estava com 99kgs redondos, e acho que vai cair mais pelos próximos dias.
As mudanças visuais não param, cada dia noto um músculo maior, mais evidente, noto menos gordura aqui e ali...
Preparada pro agachamento sumô. 37,5kg pra cada lado.
Com toda essa pegada de tênis flat, agachamento sem tênis de salto, criei coragem e agora só faço agachamento e terra descalça. No agachamento eu diminui as cargas (estava com 35/lado, agora são 25) pra priorizar o movimento mais fundo e senti bastante diferença. Pega mais tudo! Glúteos, coxas, tudo!
Não faço "profundo" mas tento me ater em descer até a coxa ficar paralela ao solo, o que é mais fácil descalça, já que o tornozelo e o calcanhar ficam em posição natural. Tenho certo receio de fazer profundo mesmo. Li em algum lugar que não deveria "descansar" os posteriores em cima das panturrilhas na descida, e as minhas panturrilhas são muito grossas.
Levantamento Terra descalça, peso máximo total: 88kg, sem o pesinho pra ficar mais alto.
O levantamento terra é um dos meus queridinhos. Amo, mesmo que ainda não esteja conseguindo aumentar o peso. Travei nesses 35kgs/lado. Faço 3 rep com 30kg/lado, 78 totais, daí faço 1 ou 2 rep com mais 5kg de cada lado. É meu limite.
Engraçado que em outros exercícios eu consigo subir o peso. Em fim de maio eu postei aqui os halteres de 9kg que estava usando para  rosca alternada. Agora são 12,5, com a última série com 15kg. Aumento razoável na força.

E meu pé feio, que descobri, não é feio! É um pé de bebê ainda! Ele não é deformado pelo uso de sapatos, talvez por eu ter dedinhos curtos que não ficam tão espremidos nos bicos finos (já que não chegam nas pontas).
pé descamando pele morta que o tênis escondia, depois de ficar descalça 2 vezes no asfalto

Depois de andar descalça no asfalto 2 vezes, decidi que tentaria correr na esteira. Foi delicioso! A esteira é suave, 7km/h foi lento, leve!
Não exagerei na primeira tentativa, fiz o equivalente de um "TAF", 1200m ou 12 minutos. Na realidade EU parecia leve, minhas pernas não doeram, meus pés não ficaram dormentes, poderia ter feito mais o dobro, e eu ainda estava cantando enquanto trotava, sem dores nem cansaço excessivo, só pelo prazer de correr.
Não sou uma corredora, não pratico, mas entendi o que dizem sobre correr descalço: é libertador!
É natural, não cansa demais, é divertido!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

E quando um dia alguém parar pra reparar nos meus resultados na academia e me perguntar da minha dieta, eu terei que responder:
"É basicamente manteiga, ovos, café, hortaliças, carnes (churrasco!), creme de leite, queijo, torresmo, bacon e óleo de coco. Ah, e muita água e uma garrafa de vinho por semana! Tudo sem trigo, sem açúcar ou frutas ou feijão..."
E eu diria que esse dia logo vai chegar, dadas as mudanças no meu corpo....
LoL

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Comendo mato e pés descalços

Dia desses vi um post no Facebook falando sobre as "ervas daninhas" comestíveis. Na hora tive vontade de correr pro quintal e identificar as que eu tenho. Meu quintal é grande, com um gramadão e bem descuidado, pq eu acho bonita a maneira que o mato cresce bagunçado.
acompanhando as ervas, contra filé empanado na farinha de castanha, à milanesa, delícia!
Tive que esperar até a manhã seguinte, mas foi compensador. Encontrei caruru, trevinhos e outra que não lembro o nome. Fiz uma salada com elas e refoguei taioba. Decidi que é mais interessante plantar mais taioba que insistir na couve. Vou deixar a couve só pras lagartas, já que a taioba não tem ataque.
Nessa mesma manhã meu pneu furou, voltando da academia. Já perto de casa resolvi seguir descalça. Os tênis estavam me deixando os pés dormentes, andando, mas eu estava com medo do asfalto estar quente. Acabou que foi bastante agradável. O asfalto estava morno e meus pés sentiram bem menos incômodo do que eu imaginei. Na realidade tirar os tênis me fez sentir como quando eu era adolescente e ia à praia descalça, me fez sentir sem roupa, mas sem desconforto algum!
Já em casa fiquei passeando pela grama descalça. Foi confortável!
Quero testar caminhadas mais longas em breve.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

As férias acabaram....

Segunda feira volto a trabalhar, num posto mais perto de casa (10min de bike), e mais uma vez não atingi meu objetivo.
Pretendia, com o aumento de aeróbicos, conseguir chegar aos 95kgs nesse mês de maio, mas continuo empacada nos 100,5kgs, oscilando até 99,6 às vezes.
Apesar disso não estou preocupada, pois vejo o meu rosto cada vez mais fino, até as pequenas linhas de expressão que se acumularam nele com o peso extra estão desaparecendo. Aquela história de que a pessoa emagrece e parece mais jovem, até pq as bochechas já não são imensas pra marcar sulcos.
voltei aos 30gr de carbs, aí na foto, pescada grelhada

Tenho que levar em conta que no começo do mês eu tive dengue e agora no final, um resfriado forte. Pra ajudar, nessa última semana tem chovido muito, o que, se não fosse o resfriado, não me impediria. Só tenho ido pra musculação nesse tempo. Tem o ciclo que está chegando (já sinto cólicas leves).
Avaliando todas essas coisas, junto com o que o espelho me mostra, acho que estou bem, pois já uso calças de quando estava com 95kgs.
fatídica calça que era apertada mesmo com 95, agora perfeita com 100
E a academia vai me salvando, pois os ganhos estão visíveis dia após dia! Ontem testei diminuir o meu treino, pois estava dando cerca de 1h30.
Passei a fazer somente 1 exercício pra peito (supino reto ou inclinado), 1 pra costas (remada curvada), agachamento, terra e afundo, mais 1 pra béceps, 1 pra tríceps e 1 pra ombro, variando. Termino com panturrilha sentada e abdominal declinado, dá 10 exercícios, 1h cravada, mas com altas cargas e bem concentrada.
pra rosca alternada, já ficou leve
como aqui não achei nenhum tênis flat pra agachar, vai de chuteira mesmo, ótima por sinal
Concluo que chegar ao mês de agosto com esses 5kgs a menos, totalizando 30kgs em 1 ano, seriam mais que suficiente e eu poderia comemorar muito esses 95kgs com muito músculo, já que comecei a musculação com 105kgs, mais ou menos, e agora estou com 100. A diferença deve ser bem maior em percentual de gordura.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

E o peso não cái mesmo acrescentando 1h30 de aeróbicos!!!

As férias estão passando, mas o peso não está caindo. Provavel que seja por eu estar ganhando massa muscular visivelmente.
O peso oscila entre os 100,5 e os 99,5 kgs. Não conseguirei, nem de longe, chegar no que planejei pra esse mês, mas mesmo assim, estou fazendo meus aeróbicos, cerca de 1h30 por dia, alternados com os dias de musculação, estou saindo quase todos os dias de bike até o centro (1h de pedal moderado) e tudo o mais, não estou parada, de maneira alguma!
Bolinhos de coco com cacau estilo cupcakes
A título de teste e por eu estar morrendo de fome na academia, no meio do treino, aumentei os carboidratos, de cerca de 30 pra 60 a 70 gr por dia. Acho que a maior demanda de exercício está me obrigando a isso, eu estava quase passando mal de fome no meio do treino (que anda meio longo: 1h30), mesmo com óleo de coco à vontade no café. Ontem, domingo, aproveitei e fiz uma "recarga de carboidrato", comendo cerca de 90gr, o que foi um esforço.

Eu vou manter o teste de carboidratos mais essa semana, mas meus intestinos estão presos e estou com gases (fermentação do amido do pão de queijo?). Se não rolar, tenho mais um pouco da semana que vem pra voltar a ser lowcarber e começar a comer torresmo no meio do treino!
sobremesa com meu primeiro chantilly de creme fresco e morangos
Por falar em treinos, estou me recuperando bem das perdas da dengue. Quase de volta aos pesos que estava levantando, sem dor alguma no corpo (eu estava com uma dor chata na lombar anter de ficar doente - agora faço treinos específicos pra lombar e abdominais pra reforço da coluna). Muito feliz com os resultados ficando visíveis mesmo sem perda na balança.
Peso total com a barra: 63kgs! Mudei de academia só por essa trave de agachamento!

Atualmente ficarei feliz se conseguir completar um ano de dieta em agosto, com 30kgs a menos do início, ou seja, 95kgs. Mas, não, eu não vou conseguir baixar a ingestão calórica total, eu tive que subir pois estava morrendo de fome.

sábado, 3 de maio de 2014

Programação de exercícios para essas férias.

A partir de 10 de maio estou de férias outra vez.
Dessa vez não estarei impossibilitada de me exercitar, a dengue também já vai ter passado, então estou programando uma rotina de exercícios para me manter abaixo dos 100kgs e tentar chegar aos 95, quem sabe!
Nessa próxima semana ainda trabalho na segunda, na quarta e sexta, ainda não sei se volto à musculação também, pois ainda não estou conseguindo me alimentar direito. Estou sem apetite pra comer proteínas.
Mas seguramente na semana seguinte eu volto a treinar. Pretendo fazer musculação 3x na semana, como já tenho feito, com os treinos fulllbody. Nos outros dias, os de descanso, pretendo fazer algum aeróbico. Hoje mesmo pulei por 30 minutos no mini trampolim, num rítmo médio, equivalente a uma caminhada, depois brinquei com o saco de pancadas por 10 minutos (isso é cansativo demais!).

Queria mesmo era conseguir correr por 40 minutos, na rua, meu sonho ainda é voltar a correr e essa seria a melhor maneira de manutenção do peso, aliada aos meus treinos na academia.

Bom, eu tenho 20 dias pra tentar atingir o mais próximo possível desse objetivo, sem contar a semana de 5 a 9, em que eu ainda estarei me recuperando. Estou tentando voltar a comer pra conseguir voltar a treinar.
ovos com espinhafre, bisteca e tomate (não aguentei comer os ovos todos)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

99,2kgs e auto-imagem.

Ontem eu subi na balança e vi esse peso aí. Hoje ainda era esse o peso.
Eu estou me sentindo melhor, já estou comendo razoavelmente bem, não quero me empolgar em pensar que o peso que perdi vai continuar assim quando eu voltar a comer normalmente.

Mas, apesar disso, eu entendi a necessidade do set point.

Emagreci apenas 3kgs em quase 10 dias de dengue, sendo que 5 deles eu praticamente não comi. Levando em conta o que as pessoas costumam emagrecer quando doentes, acho que enfrentei bem a doença, perdi pouco peso, não fiquei tão longe do que eu estava há meses.
Mas me olhar no espelho é estranho.

Eu imagino como devam ser os problemas de auto-imagem quando a pessoa faz uma cirurgia bariátrica e vê o peso despencar dia após dia. Quer dizer, ela não levou dias para engordar tudo o que está emagrecendo, ela levou muito tempo para se acostumar com o rosto que olhava de volta pra ela no espelho. E esse rosto de repente é o de um estranho.

Eu emagreci, até agora, quase 26kgs, contando com os 3 da doença, mas eu engordei muito rápido esse peso todo (uns 20, pelo menos, no começo de 2012) e eu não me olhava muito no espelho à medida que engordava (eu focava em detalhes, não via o todo), então, quando olhei bem pro meu reflexo, era o excesso de peso que eu não reconhecia.

Mas meu corpo chegou no set point em que permaneci por alguns anos, e eu me reconhecia no espelho, com tranquilidade. A dengue veio, levou minha saúde, uma boa quantidade de músculos, provavelmente, mais uma parcela de gordura. Mas isso aconteceu em pouco mais de uma semana e eu olho no espelho e não reconheço a pessoa que me olha de volta, emagrecida como estou. As calças que eu queria entrar, estão confortáveis, quase folgadas.

Nâo sei se vou conseguir manter o peso perdido, vou tentar correr, agora que estou mais leve, quero desesperadamente voltar pra musculação, mas ainda estou com cãimbras.
Mas eu entendi o porquê do set point, psicologicamente. Não dá pra emagrecer continuamente. O corpo e a cabeça precisam de pausas pra se acostumarem com a pessoa que está saindo de sob a gordura.
Isso me fez pensar que eu não consigo ainda imaginar como será quando estiver com um peso médio, uns 75kgs, por um bom tempo.... (levando em conta que estarei há bastante tempo na musculação e será muito músculo nesse peso).

terça-feira, 29 de abril de 2014

Dengue

Desde quinta passada não consigo ir na academia. Estou com dengue, mal consigo levantar da cama!
Eu nunca imaginei o quanto a dengue era desagradável! E tudo o que me disseram não foi capaz de me preparar pro mal estar que veio.
Estou aqui, há dias, sem conseguir comer direito. Consequência: 100,3kgs, se continuar mais uns dias (amanhã completo uma semana doente) vai descer mais. Eu só queria encontrar um meio de me recuperar sem subir o peso de novo, ia ser muito bom chegar a menos de 100kgs, mesmo que empurrada por uma doença. Apesar disso, não consigo comemorar. Eu tô vendo meu peso despencar na balança e penso que são meus músculos lindos....

Mas por outro lado imagino que eu estaria muito pior se não fosse a minha alimentação páleo/lchf. Eu vinha comendo muito fígado ultimamente, vegetais frescos sempre, até algumas bananas prata, então minha saúde estava boa pra resistir melhor à doença.
Haviam me dito que não seria dengue pois eu não levantaria da cama se fosse (eu cheguei a ir trabalhar um dia), mas se eu tinha boa imunidade, meu corpo obviamente resistiu melhor.

Ruim é não conseguir comer direito e quando tento, enjoar taaaanto!

Hoje até fui ao médico, mas ele nem prestou atenção aos sinais de dengue, me mandou apenas tomar voltaren + dipirona e paracetamol em casa. Obviamente não me deu atestado médico também, então é minha 2ª falta seguida...

Espero estar melhor na quinta-feira pra não ter mais faltas e na semana que vem voltar pra academia.
Mas como todo castigo pra corno é pouco, minha menstruação adiantou quase 10 dias, vindo hoje!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Evolução na musculação e dor na lombar

Estou há 10 dias fazendo treino fullbody, ou whole body. A evolução foi gritante a partir do levantamento terra (dá pra ver a definição de perna mesmo sob a gordura).
Não me cansei do treino ainda, fazendo sempre a mesma sequência de músculos, variando os exercícios às vezes. 
pesos novos da academia, lindinhos
Minhas sequências sempre são:
2 exercícios de peito:   supino + pack deck
2 exercícios de costas: remada sit + puxador costas
4 a 5  exerc. de perna: cadeira ext+agachamento+terra+sumô 
1 exercício de bíceps:  rosca direta, alternada ou concentrada
1 exercício de tríceps: francês sentada, em pé, ou pulley
1 exercício de ombro: desenvolvimento sentada
foto de hoje, esse ângulo não favorece
a barriga tá diminuindo mesmo que o peso suba e desça
A Simone, minha amiga, já não vai há uma semana, por vários problemas, mas eu não deixarei de ir! Mesmo hoje, com chuva, eu fui, pensando que a academia estaria vazia e eu poderia tirar fotos melhores no espelho de lá... ledo engano... 
calça da Caju Brasil, filha única, da academia em que eu treinava em 2006
A parte ruim foi que não consegui fazer o terra, minha lombar doeu mesmo eu diminuindo o peso (58 total, antes fiz com 68).Mas acho que o exercício é inocente, que tem mais a ver com a mudança do tempo (passei frio ontem), com eu ter ficado sentada de perna pra cima o dia todo também, já que sempre sinto a lombar quando fico em má postura.
Vou pegar leve na quarta, diminuir o peso no agachamento também (tô fazendo com 68 no total). Quem sabe tento fazer o agachamento bem leve, pra tentar fazer profundo. Mas em compensação pela falta do terra hoje (só consegui fazer 3 rep), fiz afundo com barra (38kg total).
a última foto da direita é de anteontem, não mudou muuuuito, mas tá menos panetone que quando 1kg mais magra
Só a título de curiosidade, uma foto de 2010, com a mesma calça da Caju Brasil. Na época eu estava pelo menos 10kg mais leve (além de obviamente com os cabelos cor de água de salsicha)!


eu tenho a impressão que a calça marcava mais nessa época que agora...

O que tenho comido...

Não tá dando muito certo essa expectativa de emagrecer. São apenas 3,6kgs pra ficar abaixo dos 100, mas não tá descendo. Eu juro que não vou estressar nem tentar nada radical pois sei que meu corpo entendeu como um setpoint (peso em que eu oscilava há mais de 2 anos) e vai levar um tempo pra religar o emagrecimento. Enquanto isso vou comendo, entre 30 e 50gr de carbs agora, às vezes menos, às vezes um pouco (bem pouco) mais.

almoço improvisado no trabalho, dia desses
Jantar de ontem: contra-filé, requeijão, berinjela com molho e palmito.
frango assado com umas mandioquinhas, tomate e palmito, meu almoço pós treino
Não sou uma pessoa de muitos doces, mas gosto de um café com algo doce e algo salgado, rsssss. Amo tomar café da tarde quando estou de folga, lá pelas 17h30, cafezinho expresso com óleo de coco e manteiga, alguma coisinha gostosa pra comer, isso me faz nem querer jantar... (por isso tento colocar ovos nesse café).
lanche da tarde com omelete de cacau
recheada com banana prata cozida com manteiga
meu luxo de tpm, dias atrás: bolinho de coco com cacau e ganache
O que eu não estou gostando muito na minha dieta é que, apesar de estar comendo poucos carbs (não cetogênica) e com alguns laticínios (já vi que não interferem em nada e não me deixam louca), mas não estou comendo proteína suficiente, segundo tudo o que li. Eu tenho treinado pra hipertrofia, aumentando razoavelmente bem as cargas, até que vendo evolução rápida, mas tenho receio de catabolizar, pois minhas proteínas têm ficado em torno de 80gr... (seria 1gr por kg do meu peso bem mais magro, não sei se vai servir).

domingo, 6 de abril de 2014

Só pra registrar minha animação!

Ontem, um dia depois do meu treino fullbody lindo, eu estava pesando 103,6, o que é 1kg a menos que na sexta de manhã. Pode não ser totalmente relacionado com o treino diferenciado, mas eu acredito que seja!

Levando em conta que meu peso costuma subir até 3kg quando no período menstrual e o fluxo começou ontem, ter essa perda no peso foi demais!

E, pra minha maior animação, hoje de manhã era 102,9, quer dizer, 700gr a menos!

Nem vou me pesar amanhã, já que ontem e hoje comi um pouco mais de carboidrato (mandioca, pão de queijo e tapioca) e isso vai dar alterações provavelmente.
brócolis, picles, tapioca recheada de frango, mussarela e tomate, acompanha suco de acerolas frescas
Queria ter treinado hoje, ter feito alguma coisa, caminhado, mas acabei não fazendo nada e amanhã trabalho, não tem como treinar. Mas na terça vou detonar!
XD

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Treino fullbody e meu primeiro levantamento terra

Durante essa semana eu pesquisei um monte na net, procurando um treino fullbody, já que treino só 3x na semana e estava fazendo cada exercício só uma vez na semana!
A Simone, minha amiga, também achou que poderia ser interessante, já que tem semana que ela só vai conseguir 2x. Então estudei e pesquisei e montei um treino pra nós duas, baseado no que eu já fazia antes, e testamos hoje.
Ficou assim:

supino reto - packdeck (ela fez crucifixo)

puxador costas - remada máquina

cadeira extensora - agachamento - levantamento terra (ela fez stiff - e eu fiquei com vontade)

rosca direta - triceps francês sentada - desenvolvimento sentada
meus favoritos, agora
Foram 10 exercícios, em 3 séries de 8 repetições, pra quando com menos carga, e de 6, pra quando mais pesado (5, no caso do terra).
Eu fiz supino com 10kg (de cada lado), agachamento com 20 ( 22,5 na última, com 6 rep), terra com 5, 10 e 15kgs, rosca com 5, tríceps com halter de 12kgs, desenvolvimento só com a barra de 18kg.
levantamento terra - amei!
Preciso registrar que no fim do treino eu ainda tinha pique e passei o dia todo cheia de energia, faria mais alguns exercícios (será efeito dos hormônios liberados?). 
Meu primeiro terra não foi nada expressivo, mas senti com muita animação todo o corpo sendo ativado no exercício! Foi muito prazeroso sentir a tensão que é exigida do abdomem! Amei! Mas estou aqui em casa, pensando que deveria ter feito o stiff também!!!! XD

segunda-feira, 31 de março de 2014

20 dias de academia e volta à cetogênica.

Estou de volta à musculação há cerca de 20 dias, frequentando apenas 3 vezes por semana por causa do trabalho e por só conseguir treinar de manhã.
Nessas 3 semanas eu intercalei com 10 km de pedalada nos dias que não vou à academia (só vou pro trabalho de bike).
academia nova, sempre vazia de manhã
Mantive nesse período a alimentação que vinha fazendo nas férias, com até 80 ou 100gr de carboidrato, mas isso começou a me incomodar.
A balança não descia, mas isso era o que menos importava, levando em conta que as medidas diminuem.
O que começou a me irritar mesmo foi voltar a sentir fome.
como estava minha alimentação: 1 vez ao dia tinha batata doce (essa era média, mas recheada com bacon, cebola e mussarela, ficou enorme)
Eu sentia fome logo cedo, uma hora depois do meu café com manteiga e óleo de coco. Eu sentia fome depois do almoço, eu sentia fome a cada duas horas! E sono! E eu não mudei os meus carbs.
trocando o pão de queijo do café da tarde pelo o famoso bolinho do Dr Souto, acrescido de cacau, canela e ganache - PERFEITO
Voltei sexta feira passada à cetogênica, nem tão paleo, mais primal, com queijo. Não emagreci ainda, o peso tá em 104,5kg. Mas a disposição voltou, a clareza mental e a ausência de cansaço físico.
Meus carboidratos voltaram a ser só das folhinhas e das cebolas e tomatinhos (poucos) e meu corpo respondeu melhor, parei de sentir sono e fome constantes.
jantar de hoje, bisteca, ovo, acelga e cebola refogadas na banha e tomate, regados de azeite, sempre
Hoje, na musculação, resolvi me desafiar um pouco mais.
As pernas ainda doíam do treino de sábado, que foi mediano, mas resolvi fazer um pouco de perna apesar de ser dia de peito, só cadeira extensora e agachamento, pra enfrentar a dor com esforço. No agachamento livre fiz a última série com 40kg, sendo que estava fazendo com 30 a 35. A mesma coisa no supino, que fiz a última série do reto e do declinado com 20 e 15, respectivamente. (peso total sem a barra, que é olímpica de 18kgs). Fico rindo por dentro das mulheres em volta que ficam me olhando enquanto levantam misérias, até pq ainda estou fraca.
esmaltinho menina-moça pra contrastar com os pesos da academia

quarta-feira, 12 de março de 2014

Paranóias dietéticas e musculares

Desde minha última atualização meu peso subiu.
Eu tinha chegado aos felizes 102,5, pensando que estaria com menos de 100 em breve, mas meus sonhos foram vãos....
Começo de março e eu estava entrando no meu período menstrual, o peso subindo e subindo. Eu pensando que seria também pelo meu aumento no consumo de carboidratos.
Costumo comer uma batata doce média por dia, ou o equivalente em mandioca ou até banana, quando bate vontade de um doce (banana cozida, pq crua machuca minha boca igual abacaxi). Por sorte não tenho curtido nada doce, exceto a batata. Sem exageros, também, tenho consumido até no máximo 3 colheres de polvilho na forma de pão de queijo de microondas, geralmente no café da tarde, entre 17h30 e 18h.

Minhas refeições de férias se resumiam normalmente em café com manteiga e óleo de coco às 7h30, carne, salada e uma batata doce ou equivalente no almoço, feitas na banha, regadas de azeite, e o pão de queijo de 3 colheres de polvilho e café com manteiga à tarde, era isso.

Ontem voltei para a musculação, em outra academia, já deixando claro logo de cara que meu objetivo é hipertrofia (o instrutor já queria me deixar igual um hamster na esteira). Eu e minha amiga Simone estamos treinando juntas, ela quer voltar pra dieta e eu pensando em voltar pra cetogênica.

Meu peso na segunda de manhã era 103,5, por estar no meu primeiro dia de menstruação era normal, mas ontem eram 104 cravados, e hoje, agora à noitinha, 105,1!!! Sei que não dá pra levar muito em conta o peso da noite, já que jantei há poucas horas, estava querendo fazer xixi e bebi um bocado de água agorinha mesmo... mas poxa, são 2,5kgs a mais do que no meio de fevereiro!!!!

Mas eu não fiquei satisfeita. Estou fazendo musculação e comendo mais carboidratos, não pode ser tão terrível assim, eu tenho glicogênio e vou usá-lo!!!! No espelho pareço mais magra que quando a balança mostrou os 102,5!!! E eu não estou sendo sensacionalista com 2 dias de academia.
Resolvi abrir o guarda-roupas e pegar a calça que entrou no dia dos 102,5 comemorados. Ela estava recém-lavada, ainda não foi usada e tem pouco stretch.

Olhei pra calça, encarei-a, vesti. Entrou melhor que no dia que comemorei!!! Entrou sem folga ainda, mas mais confortável!!! E estou ainda menstruada, além de normalmente pesar 1kg a mais à noite.

Esse post é pra eu me lembrar de não dar tanta atenção aos números cruéis da balança, nem da mídia que me bombardeia dizendo que tenho que pesar 65kgs no máximo pros meus 167,5cm.

Fiquei animada que, apesar da balança me mostrar que "engordei", as medidas diminuíram seguramente.

Comemorando com vinho tinto seco!

Lá vamos nós seguir em frente!!! Tentar acordar mais cedo amanhã, pra já me acostumar que sexta-feira volto à labuta, com o trajeto pro trabalho aumentando de 6 pra 10km entre ida e volta. =D

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Fevereiro fluindo... Conscientizando que agora será bem lento.

Depois de todo o mal estar pós trigo, na semana seguinte à ingestão de trigo eu mantive os carboidratos entre 50 e 80gr, não vi diferença no peso, tendo voltado aos 102,5 de boa. O Dr Souto falou que mulheres devem fazer uso de mais carboidrato por motivos hormonais, estou testando.
Os carboidratos que eu estive consumindo são de polvilho azedo e batata doce (que eu odiava e agora amo). Comi também bananas, além de ter permitido um pouco mais de suco de maracujá caseiro.

Minhas costas melhoraram e ontem saí pra uma longa pedalada pela cidade. Fui ver as academias pra voltar pra musculação, acabou dando um passeio de mais de duas horas.

Fiquei pensando, não vai ser ainda nessa semana que meu peso vai cair pra menos de 102, não tem jeito. Será 1kg por mês agora que entrei na faixa de peso na qual estava há mais de 3 anos.
Os cerca de 23 kgs que já se foram eram um ganho extra do começo de 2013, duramente conseguidos à base de pão, pizza, sorvete e ceral, rotina de 15 horas diárias sentada, noites de insônia. Vieram facilmente, se foram da mesma maneira.
sem fins informativos, só pra ver o decréscimo
Agora vamos encarar os outros 27kgs, que acredito, irão embora um por mês... Mas tudo bem, venho ganhando peso há quase 8 anos! Não posso exigir do meu corpo o stress de emagrecer tudo isso em meses... infelizmente..
Mas quem sabe a musculação colabore!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Depois de 6 meses, uma dose de trigo e açúcar!!!

Domingo passado eu comi, depois de 6 meses, um pedaço de bolo! Não foi tão horrível quanto eu imaginava, acho.... tive algumas dores de estômago logo em seguida, cólicas e gases pelos 2 dias seguintes (hoje), prisão de ventre (ao contrário da maioria) mas não senti fome excessiva depois, nem tara por doce.

O bolo estava delicioso, eu tenho certeza! Mas eu não sentia quase gosto da massa. O recheio era de nozes com leite condensado, desse eu sentia muito bem o gosto! O engraçado é que eu sentia o açúcar como álcool na minha boca, ele queimava! Entendi o que as pessoas falam de comer trigo depois de limpar o  paladar. Não tinha graça na massa! E eu já tinha me entupido de churrasco e vinho! Comi metade do meu pedaço de bolo, não aguentei de tão cheia de carne, o que deve ter contribuído pra eu me sentir não tão mal.

O namorado teve azia e refluxo por conta das comidas, eu estava normal no dia seguinte, só a barriga estufada, com cólicas. O peso, que no domingo era de 102,7kgs, permaneceu o mesmo na segunda de manhã. De tarde foi pra 104,5kgs, mas eram líquidos e talz, já que hoje de manhã eram 102,9 de novo, sem ter ido ao banheiro. Ontem, segunda, fiquei sem fome o dia todo (sempre fico depois de churrasco), só tomei café com manteiga ao longo do dia, além de chá preto. Fim de tarde comi uns pedacinhos de queijo e à noite, ovos com carne moída e mussarela.

Apesar de tudo não foi tão ruim, mas não pretendo repetir, pois o sabor não agrada mais! O que antes era enlouquecedor, hoje é insosso, como comer um isopor colorido e levemente adoçado! Não digo que não estivesse bom, minha amiga que fez o bolo sabe e entende, é o meu paladar! Mas era aniversário do filho dela, meu sobrinho postiço, e eu estava curiosa pra saber como meu corpo ia reagir.

Não dá pra considerar um refeed, já que foi meia fatia apenas. Não dá pra dizer que inchei em reservas de glicogênio ou qualquer coisa assim... Mas vi que não é pra mim! Minha dieta é saborosa, nutritiva e me satisfaz completamente, sem deixar espaço para gula

Por outro lado, fiquei com olheiras monstruosas e não aguentei trabalhar por conta de uma dor nas costas e tendinite que me atacaram quando comecei a escrever. Eu já estava sentindo essas dores, sempre sinto quando escrevo à mão (desenhar tem outro movimento), mas ontem ficou tão insuportável que tive que ir ao Pronto Socorro, onde o médico me mandou tomar dipirona e fazer uma ressonância. Não seria completamente fora de contexto relacionar as dores e olheiras com o consumo de trigo, acho.

Em consequência dessas dores e do médico não ter me dado atestado, minha chefia resolveu me dar os 20 dias de férias que tinham ficado pendentes do ano passado. Estou de férias até dia 13 de março!!! Sem dinheiro, mas em casa. Vou dar um tempo pra recuperar minhas costas, esperar o carnaval passar e me matricular numa academia pra voltar a fazer musculação de maneira regrada pra fortalecer a musculatura e evitar essas dores. Em casa eu tenho o jump, que uso com frequência, sempre pedalo pro trabalho, mas é difícil manter uma rotina de treino com pesos em casa.
A calça fecha e uns quilinhos a menos e já fica boa!
Quase abaixo da linha dos 100 quilos!!! Menos de 3 kgs e a balança já estará com um dígito a menos!!!

**UPDATE**
Pobre de mim que achava que estava tudo bem... pensando que o trigo  e o açúcar só interferiram nessa dor nas costas.... amanheci hoje, quarta, 3 dias depois da ingestão, com diarréia, quase vomitando de tanto mal estar, músculos feitos em gelatina... São 3 da tarde e depois de 18 horas da última refeição criei coragem e comi 3 pedacinhos de frango e um copo de água com fécula de batata (de alguma maneira fiquei com vontade de tomar). Esperando esse mal estar passar... Ah, o peso subiu, 103,3 de novo, mas acho que não conta, tanto que minha barriga tá inchada e dolorida!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Meio ano de dieta!

Seis meses de dieta low carb/paleo!
Nossa! Nunca consegui ficar tanto tempo numa dieta! Sempre parava em cerca de 2 meses, quando meu corpo surtava e eu atacava os doces!
Passei anos da minha vida tentando diminuir o peso, mas nunca fiz uma restrição de carboidratos a sério, com boas gorduras, como agora.
Sim, já fiz low carb antes, sim, já restringi pão, massas, doces, mas nunca havia acrescentado as gorduras. Elas são a chave pra conseguir sustentar esse estilo de vida! Sem elas não dá pra aguentar tanto tempo sem glicose!

O que aprendi nesses seis meses?
Muita coisa sobre a fisiologia do meu corpo! Muita coisa mesmo!!!! Nesse tempo analisei a reação do meu corpo com diversos alimentos diferentes, fui aos poucos tirando os industrializados (só sobrou o bacon e os laticínios gordos). Tirei da minha cozinha alguns itens que podem fazer mal, como o teflon, a tábua de cortar carne de plástico, tirei os plásticos do microondas também.
Minha alimentação hoje em dia é bem simples, com grelhados gordos, vegetais frescos, poucas frutas e muitos ovos.
tá, de vez em quando tem uma linguicinha, mas é raaaaaaro...
O que consegui nesses seis meses?
Emagreci 22 kg num rítmo saudável. Gostaria que fossem uns 25, mas não consegui minha meta que era já estar abaixo dos 100kg.
Estou oscilando entre os 103,5 a 103kg. Está bom, estou vestindo roupas que usava com 95kg!
Janeiro passou e emagreci 1kg. Não parece uma boa perspectiva emagrecer só 1kg por mês, mas qualquer quilo é válido e comemorado quando se saiu dos 125kg!
mais uma de espelho manchado, rssss
Descobri recentemente que creme de leite e iogurte de kefir em uma quantidade um pouquinho maior me fazem mal! Fiquei inchada e com dor de estômago com o iogurte, mas tomei uma caneca cheia, batido com maracujás frescos, tão fermentado que estava alcoólico! Meu peso subiu nos dois dias depois pra 105 e hoje voltei aos 103,5.
Depois disso, ontem passei o dia todo com 4 xícaras de café com óleo de coco e manteiga. Fiz 22 horas de jejum com gorduras me sentindo bem, alerta e animada. Às 17h comi um punhado de macadâmias e às 19h30 jantei peito de frango processado com cenoura, tomate e cebola, regado de azeite. Ontem à tarde senti, pela primeira vez, um cheiro de acetona na minha urina! Já tinha sentido cheiro ácido, mas especificamente de acetona, nunca! Cetose estava lá, seguramente!
Agora é continuar. Fevereiro está aí pra eu emagrecer outro quilo, quem sabe mais, ou não... afinal fevereiro é mais curto!

domingo, 5 de janeiro de 2014

5 meses se passaram

Hoje completo 5 meses de dieta, sendo que levarei isso pra toda a vida, com sorte.
Foram-se "apenas" 21kgs até agora. Estou com 104 desde a virada.
Não cumpri minhas espectativas, mas talvez elas fossem absurdas. Mesmo assim, vamos fazer novas metas!
Como eu disse em postagem anterior, gostaria de chegar ao meu aniversário, em maio, com aproximadamente 80kg.
Quero, pelo menos, terminar esse mês de janeiro abaixo dos 100. Pode ser 99.9, mas quero ver a balança a menos que 100. São 4 kgs, com meu mini-trampolim (que não uso há alguns dias dado o calor infernal) e voltando a ir pro trampo de bike, acho que dou conta.

Estou tentando diminuir os queijos, minha maior dificuldade. Emagreci esses 21 kgs com eles, com vinhos, inclusive a balança destravou enquanto eu me encharcava de vinho! Mas vamos tentar de novo...

Quero estipular metas amarrradas ao peso. Pensar durante esse mês e o próximo se volto à musculação, umas 2 ou 3 vezes na semana, mas em outra academia, não mais na que eu frequentava, que não tinha suporte pro agachamento e ainda quebrou o leg press... Ou fazer meus equipamentos ou comprar!

Aos 90, eu voltaria à musculação, aos 80, voltaria a correr, mesmo que uns 15 minutos por dia! Até que eu possa correr de verdade aos 70, minha meta final.

Não quero absolutamente ser uma maratonista, mas o prazer que sentia em correr era muito bom!
Enquanto lutamos pra chegar lá, amostrinha de refeições recentes:
costela suína assada e costela bovina com molho, o tomate e os brocolis são só pra fazer um charme, na real...
Café da manhã de aniversário de dieta com ovos, molho, shimeji e gorgonzola. Fungos e queijo estragado!